Wheat Field with Cypresses - Van Gogh

Wheat field with Cypresses – Van Gogh

Título/Title: Wheat field with Cypresses / Campo de trigo com ciprestes.

Autor/Creator: Vincent Van Gogh.

Assunto/Subject: Paisagem / LandscapePós-Impressionismo / Post-Impressionist.

Ano e Período/Year and Time Period: 1889 (Século XIX / 19th Century).

Tipo/Type: Pintura / Painting.

Dimensão e Técnica/Dimension and Medium: 73.2 × 93.4 cm, Óleo sobre Tela/Oil on canvas.

País/Country: Holanda / Netherlands.

Fonte/Source: The MET Museum (Image and data).

Direitos/Copyright: Domínio público / Public domain.

Localização Atual/Current location: The MET Museum (New York, USA).

Descrição/Description: Van Gogh foi o primeiro artista pelo qual me apaixonei, ainda criança, nas páginas dos fascículos de arte. Não existia celular, nem Internet e os canais da TV não dariam para encher uma mão. Os museus da Europa ficavam d’além mar… longe, muito longe da minha infância. O único acesso ao universo encantado de Van Gogh era por meio de reproduções em papel. Suas pinturas povoavam as páginas amareladas da misteriosa biblioteca de meu pai. Hoje Van Gogh está em milhares de livros impressos e digitais, smartphones e smartwatches, jogos americanos e incontáveis souvenires vendidos em nossos supermercados. Os principais museus do mundo ficam ao alcance de um clique… é só ligar o computador para passear entre ciprestes ou tomar um cappuccino numa noite estrelada. O que acharia o artista, que morreu desconhecido e miserável, desta famigerada ubiquidade?

“A glória é muito boa, mas, vede, ela é para o artista o que o alfinete é para esses insetos.” (Van Gogh em carta ao seu irmão Théo)

A ubiquidade contemporânea de Van Gogh