Cada um tem a estética que merece.

André Comte Sponville

Comte-Sponville

A arte não precisa de justificativa.

Hans Rookmaaker

Hans Rookmaaker

Não penso que existam quaisquer razões erradas para se gostar de um quadro ou de uma escultura. Alguém pode gostar de uma paisagem porque ela lhe recorda seu berço natal, ou de um retrato porque lhe lembra um amigo. Nada há de errado nisso. (…) Somente quando alguma recordação irrelevante nos torna parciais e preconceituosos (…) é que devemos perscrutar o nosso íntimo para desvendar as razões da aversão que estraga um prazer que de outro modo poderíamos ter. Há razões erradas para não se gostar de uma obra de arte. (A História da Arte, p.4-5)

Ernst Gombrich

Ernst Gombrich

O antigo provérbio de que gostos não se discutem pode muito bem ser verdadeiro, mas não deve esconder o fato de que o gosto é suscetível de ser desenvolvido. (A História da Arte, p. 17)

Ernst Gombrich

Ernst Gombrich

É infinitamente melhor nada saber sobre arte do que possuir uma espécie de meio conhecimento propício ao esnobismo. O perigo é muito real. Existem pessoas, por exemplo, (…) que fingem gostar somente daquelas obras que não são belas nem corretamente desenhadas. Estão sempre assediadas pelo medo de que possam ser consideradas pouco educadas se confessarem gostar de uma que obra que parece ser flagrantemente aprazível ou comovente demais. (A História da Arte, p.17-18)

Ernst Gombrich

Ernst Gombrich

Por vezes, vemos as pessoas caminhando por uma galeria de arte, de catálogos na mão. (…) Podemos observá-las folheando seus livros e, logo que encontram o título ou nome da obra, seguem em frente. Não faria diferença alguma se tivessem ficado em casa, pois mal olharam para a pintura. (A História da Arte, p.18)

Ernst Gombrich

Ernst Gombrich

Eu gostaria de ajudar a abrir olhos, não a soltar línguas. Falar argutamente sobre arte não é difícil, porque as palavras que os críticos usam têm sido empregadas em tantos contextos diferentes que perderam toda a sua precisão. Mas olhar um quadro com olhos de novidade e aventurar-se numa viagem de descoberta é uma tarefa muito mais difícil, mas também mais compensadora. É incalculável o que se pode trazer de volta de semelhante jornada. (A História da Arte, p.18)

Ernst Gombrich

Ernst Gombrich

Ache belo tudo o que puder, a maioria das pessoas não acha belo o suficiente. (Cartas a Théo, p.21)

Vincent Van Gogh

Van Gogh

A glória é muito boa, mas, vede, ela é para o artista o que o alfinete é para esses insetos. (Cartas à Théo, p. 257)

Vincent Van Gogh

Van Gogh